Estacas raiz são estacas escavadas, perfuradas com a circulação de água ou martelo roto-percussivo, de até 500mm de diâmetro, executadas com injeção de argamassa ou calda de cimento a baixa pressão (até 0,4 MPa). São revestidas com camisa de aço recuperável, recebendo pressão no topo nas várias etapas de retirada dos tubos de revestimento.
O equipamento de perfuração de pequeno porte permite a perfuração com ângulo. As estacas raiz são mais indicadas para locais de difícil acesso, reforços de fundações de obras e locais onde o elemento de fundação necessita ultrapassar camadas rochosas para atingir as cargas exigidas em projeto.

Dados técnicos de estacas raiz

benapar_tabela_fundacoes_1[1]

Estacas raiz em matacões, enrocamentos e rocha

A adoção conjunta de martelos de fundo e compressores de alta pressão aumenta bastante a rapidez da perfuração em rocha. É possível executar perfurações com altas velocidades de penetração. Esta solução é muito eficiente nos casos em que o solo apresenta pouca resistência e é necessário o embutimento da estaca na rocha. Os martelos de fundo podem operar com ferramentas especiais que têm condições de revestir o furo simultaneamente à perfuração (sistema “Odex”), o que dá rapidez e segurança a perfurações em terrenos com presença de matacões e enrocamentos.

benapar_esquema_fundacoes_1[1]