A importância das fundações em obras geotécnicas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
A importância das fundações em obras geotécnicas

O estudo do solo é fundamental para a execução de fundações em obras de engenharia.

Para uma execução apropriada da infraestrutura de uma edificação é essencial a realização de estudos sobre o solo, para então definir qual é o tipo de fundação ideal, tornando a obra economicamente viável além de proporcionar mais qualidade e segurança ao projeto. E para isso, será necessário um conjunto de análises, interpretações e conclusões sobre as investigações feitas. 

A geotecnia é a área de estudo em que se analisam as reações do solo a partir das intervenções humanas, a fim de prever e prevenir deslizamentos, desabamentos e problemas estruturais de uma construção. E neste conteúdo, explicaremos melhor a relação entre a geotecnia e fundações, continue a leitura!

Investigações Geotécnicas

Como mencionado anteriormente, a investigação geotécnica é fundamental para a execução de qualquer construção que possua o solo como material. Afinal, será o solo o suporte da obra, mas como este possui características heterogêneas e com propriedades variáveis é o estudo que levantará questões como quais serão as reações às tensões, à compressão, resistência do solo, dentre outros. 

Uma fundação mal projetada pode colocar o investimento no empreendimento em risco. Além disso, pode vir a causar danos a edificações próximas e, dependendo do caso, danos ao meio ambiente. 

Tipos de Fundações

As fundações são utilizadas para sustentar e distribuir para o terreno a carga de pressão que é gerada pela estrutura bem como a sobrecarga gerada. Existem vários tipos de fundações que podem ser divididas em dois grandes grupos, as fundações superficiais e as profundas.

Fundações superficiais

Geralmente são realizadas com pequenas escavações, sem ter a necessidade da utilização de grandes equipamentos. Neste tipo de fundação, a carga é transmitida para o terreno, distribuindo a pressão para a base, em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. 

Fundações profundas

Quando o solo superficial não apresenta resistência suficiente para sustentar as cargas é necessário realizar uma fundação profunda a fim de transmitir as cargas por meio do atrito lateral, pela resistência de base ou pela combinação de ambos. 

Leia também: Definição de fundações: conceito e procedimentos geotécnicos

A importância das Fundações

Ao aliamos o estudo geotécnico, o conhecimento prévio de fundações às necessidades do empreendimento é possível alcançar o melhor resultado. Pois, com uma fundação adequada, é possível prevenir riscos e reduzir custos ao longo da execução do empreendimento e principalmente durante o uso e a operação dele. 

Saiba como fazer uma boa definição de fundação, e os principais pontos a serem avaliados no estudo da área em que sua obra será executada assistindo ao vídeo do engenheiro Marcos Lascoski.

Além de todas as informações, salientamos a importância de contar com profissionais qualificados para exercer cada função dentro do projeto.
Gostou deste conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais ou inscreva-se para receber primeiro novos conteúdos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Mais conteúdo valioso